quarta-feira, 20 de março de 2013

Você sabe como surgiu o Arco e Flecha?

                                 Foto do filme Rei Arthur (2004)

ARCO E FLECHA (C. 20000 A.C.)


ALVOS DISTANTES SÃO ATINGIDOS MORTALMENTE PELA PRIMEIRA VEZ.


Foram encontradas evidências do uso de arco e flecha em pinturas rupestres na Europa ocidental e no norte da África. Seu desenvolvimento provavelmente se deu no Paleolítico superior, por volta de 20000 A.C., quando se percebeu que essa arma permitira aos caçadores matar presas fora de seu alcance. 
Os arcos e flechas eram portáteis, fáceis de fazer e os materiais necessários eram relativamente acessíveis. O arco consistia de uma haste de madeira curvada fina e flexível, com uma tira de tendão, tripa ou pele animal, ou ainda de fibra vegetal esticada entre suas extremidades. Às vezes a corda era retorcida para ficar mais resistente. O arco era feito de freixo, mogno ou teixo, sendo às vezes reforçado com tendão animal para não se partir. 
A flecha era uma haste fina de madeira, com uma ponta afiada e a outra guarnecida de penas para dar estabilidade aerodinâmica. As pontas eram feitas de sílex ou outras pedras, chifres de antílopes ou ossos. 
O arco foi o primeiro instrumento a armazenar energia: a energia dos músculos do arqueiro é transferida gradualmente para o arco repuxado e, quando este é solto, confere à flecha projetada uma velocidade muito maior do que a de um dardo lançado à mão. Por volta de 1500 A.C, foi desenvolvido um arco menor e mais leve. O arco composto. Curto e curvo, era feito com camadas de materiais que reagiam de forma diferente à tensão ou compressão, sendo uma arma precisa usada por cavaleiros. Os arcos modernos são feitos de fibra de vidro, carbono e alumínio, além de madeira, e as flechas costumam ser de materiais combinados. 




"Vem armados com flechas agudas e arcos retesados, os cascos dos cavalos sobre as pedras..."
Isaías 5:28


FONTE: 1001 INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO - Rio de Janeiro. Ed. Sextante, 2010 Pesquisadora: Margaret Fricker - trabalhou em fábricas, cursos técnicos, escolas e com educação para adultos, recentemente se tornando pesquisadora visitante honorária. É graduada e mestre em física, além de ter mestrado e doutorado em educação.

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