Nascimento: Andrea di Michele di Francesco de'Cioni, 1435( Florença, Itália). Morte: 1488 ( Veneza, Itália).
Estilo um dos principais escultores, pintores e arquitetos italianos do século XV; maestria técnica com bronze, originalidade conceitual; mausoléus e estátuas em mármore.
A carreira variada de Andrea del Verrocchio recebeu críticas divergentes de historiadores da arte, sobretudo por conta da sua produção e talento ecléticos. Ele se engajava em qualquer projeto, fosse ele escultural, decorativo ou funcional. Mais importante: Verrocchio foi ofuscado pela carreira gloriosa de Leonardo da Vinci, que despontou fama em seu ateliê. Graças ao sucesso do pupilo, Verrocchio depôs os pincéis para se dedicar às esculturas. Ele é mais lembrado por sua habilidade técnica, especialmente no manejo do bronze, e pelo modo eficiente como administrava ateliês grandes e movimentados. Verrochio começou sua vida artística como ourives e depois expandiu seu repertório, incluindo nele a pintura e a escultura.
Com a morte de Donatello, em 1466, Verrocchio se tornou o artista preferido dos Médici. Essa posição lhe rendeu encomendas importantes: criar mausoléus
de mármore enfeitados com figuras de animais e plantas, pintar retábulos e decorar ambientes para as recepções oficiais. Em 1466, ele recebeu outras encomendas de prestígio, como uma escultura em bronze de Cristo e Tomé em dúvida (1476-1483) para a igreja de Orsanmichele. No ano seguinte Verrocchio criou o mausoléu em mármore para Cosimo de Médici, na igreja de São Lourenço, em Florença. O ápice da carreira de Verrocchio foi criar, em bronze a enorme abóboda dourada da Catedral de Florença. Finalizada em 1471, ela lhe garantiu a fama de extremo domínio técnico e poder de criação. A escultura de bronze O jovem Davi (c.1475) foi uma resposta direta e desafiadora à escultura de Donatello com o mesmo tema. Inspirado pela arte da Antiguidade e devotado ao estudo da natureza, Verrocchio planejou seus vários projetos com inteligência e racionalidade , desafiando os padrões.
" Ao lado de Leonardo ele é o maior personagem artístico que já existiu" - Adolf Bayersdorfer
Fonte: STEPHEN, Farthing. 501 Grandes Artistas. Rio de Janeiro: Ed Sextante,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário